Destaques da NASA: cometa, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Você já se perguntou como seria a aparência de uma galáxia vista na lateral? Se sim, saiba que é exatamente isso que mostra uma das fotos destacadas pela NASA nesta semana em seu site Astronomy Picture of the Day.  Céu de junho | Alinhamento de planetas e Solstício são atrações do mês Cometa 12P/Pons–Brooks: quão perto da Terra ele deve ficar em 2024? Outros cliques fascinantes trazem uma galáxia espiral com todo seu esplendor, bem como o cometa 12P e suas duas caudas. Você vai encontrar também uma imagem de uma das luas de Saturno e até um vídeo que mostra em menos de 30 segundos como é a rotação da nossa Lua. Saiba mais sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim desta matéria: -CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.- 1. Lua de Saturno Em meio às dezenas de luas de Saturno, está Helene, um mundo pequeno e frio. Esta é uma lua troiana, classificada assim porque orbita o planeta em um Ponto de Lagrange, uma região de estabilidade gravitacional entre o gigante gasoso e Dione, uma lua maior.  Você pode conferir a estrutura irregular desta lua na foto tridimensional na galeria no fim da matéria — mas, para ver o efeito 3D, vai precisar de óculos com uma lente vermelha e outra azul.   Rotação da Lua  As imagens capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, nos ofereceram uma visão da Lua bem diferente daquela que estamos acostumados. Daqui da Terra, vemos sempre a mesma face da Lua voltada para nós; já no vídeo abaixo, você confere a rotação do nosso satélite natural em apenas 24 segundos.   A grande cratera Mare Orientale é uma das primeiras formações que aparece na animação. Vale a pena observá-la, pois é difícil vê-la da Terra.  2. Galáxia NGC 2403 Agora, que tal conferir a beleza da galáxia espiral NGC 2403? Ela fica a 10 milhões de anos-luz da Terra na constelação Camelopardalis, a Girafa, e abriga várias regiões de formação estelar em seus braços.   Estes berçários estelares recebem a energia de estrelas quentes e massivas que, quando chegam ao fim dos seus ciclos, explodem em supernovas. A foto da galáxia capturou também estrelas da Via Láctea e nuvens de poeira interestelar.

Destaques da NASA: cometa, galáxias e + nas fotos astronômicas da semana

Você já se perguntou como seria a aparência de uma galáxia vista na lateral? Se sim, saiba que é exatamente isso que mostra uma das fotos destacadas pela NASA nesta semana em seu site Astronomy Picture of the Day. 

Outros cliques fascinantes trazem uma galáxia espiral com todo seu esplendor, bem como o cometa 12P e suas duas caudas. Você vai encontrar também uma imagem de uma das luas de Saturno e até um vídeo que mostra em menos de 30 segundos como é a rotação da nossa Lua.

Saiba mais sobre as fotos e não se esqueça de conferir a galeria de imagens no fim desta matéria:

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

1. Lua de Saturno

Em meio às dezenas de luas de Saturno, está Helene, um mundo pequeno e frio. Esta é uma lua troiana, classificada assim porque orbita o planeta em um Ponto de Lagrange, uma região de estabilidade gravitacional entre o gigante gasoso e Dione, uma lua maior. 

Você pode conferir a estrutura irregular desta lua na foto tridimensional na galeria no fim da matéria — mas, para ver o efeito 3D, vai precisar de óculos com uma lente vermelha e outra azul.  

Rotação da Lua 

As imagens capturadas pela sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA, nos ofereceram uma visão da Lua bem diferente daquela que estamos acostumados. Daqui da Terra, vemos sempre a mesma face da Lua voltada para nós; já no vídeo abaixo, você confere a rotação do nosso satélite natural em apenas 24 segundos.

 

A grande cratera Mare Orientale é uma das primeiras formações que aparece na animação. Vale a pena observá-la, pois é difícil vê-la da Terra. 

2. Galáxia NGC 2403

Agora, que tal conferir a beleza da galáxia espiral NGC 2403? Ela fica a 10 milhões de anos-luz da Terra na constelação Camelopardalis, a Girafa, e abriga várias regiões de formação estelar em seus braços.  

Estes berçários estelares recebem a energia de estrelas quentes e massivas que, quando chegam ao fim dos seus ciclos, explodem em supernovas. A foto da galáxia capturou também estrelas da Via Láctea e nuvens de poeira interestelar.