Hackers exploraram brecha no Authy para coletar telefone de usuários

Em uma recente falha de segurança, hackers conseguiram explorar uma vulnerabilidade no Authy, serviço de autenticação de dois fatores pertencente à Twilio, para coletar números de telefone de milhões de usuários. A empresa confirmou o incidente em comunicado nesta última segunda-feira (1º), após detectar que os invasores acessaram dados relacionados a contas Authy através de um endpoint não autenticado. Clique e siga o Canaltech no WhatsApp App de 2FA Authy encerra versão para computadores A Twilio informou que identificou a falha e já tomou medidas para impedir que novas solicitações não autenticadas sejam processadas. Em nota, a companhia pede que todos os usuários atualizem o aplicativo do serviço para a última versão disponível para Android e iOS, que incluem atualizações de segurança importantes. Vulnerabilidade no Authy A vulnerabilidade permitiu que os hackers consultassem, sem necessidade de autenticação, os números de telefone associados a contas Authy— o que possibilitou a coleta de 33 milhões de números de celulares de usuários do serviço. -CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.- Ao confirmar a exploração da falha de segurança pelos hackers, a Twillo informou que “não há evidências de que os agentes obtiveram acesso aos sistemas da Twilio ou a outros dados confidenciais”. Apesar de as contas Authy não terem sido comprometidas diretamente, os números de telefone obtidos pelos hackers podem ser utilizados em ataques de phishing e smishing — o que exige atenção dos usuários. Esses ataques consistem no envio de mensagens de texto fraudulentas que se passam por comunicações oficiais do Authy ou da Twilio, com o objetivo de enganar os usuários para obter informações pessoais ou credenciais de acesso. Authy é um serviço de autenticação de dois fatores disponível para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Authy) “Sabemos que a segurança dos nossos sistemas é uma parte importante para ganhar e manter a sua confiança. Pedimos sinceras desculpas por isso ter acontecido”, declarou a Twilio em nota oficial. Além de atualizar os aplicativos, a Twilio recomenda que os usuários configurem suas contas para bloquear transferências de números sem fornecer uma senha e fiquem alertas para possíveis ataques de phishing por SMS que tentam roubar dados sensíveis. Veja também como se proteger do golpe da portabilidade que pode ser explorado por criminosos a partir de números de telefone vazados. Leia a matéria no Canaltech. Trending no Canaltech: Sinais de Alzheimer podem estar na forma como conversamos Pesquisadores identificam falha crítica que expõe sistemas Linux Paracetamol pode induzir a comportamento de risco; entenda AstraZeneca "admite" efeito colateral raro de vacina da covid-19 Rival do Twitter, Koo anuncia encerramento das atividades Galaxy Watch 7 e Ultra vazam por completo com especificações e preços

Hackers exploraram brecha no Authy para coletar telefone de usuários

Em uma recente falha de segurança, hackers conseguiram explorar uma vulnerabilidade no Authy, serviço de autenticação de dois fatores pertencente à Twilio, para coletar números de telefone de milhões de usuários. A empresa confirmou o incidente em comunicado nesta última segunda-feira (1º), após detectar que os invasores acessaram dados relacionados a contas Authy através de um endpoint não autenticado.

A Twilio informou que identificou a falha e já tomou medidas para impedir que novas solicitações não autenticadas sejam processadas. Em nota, a companhia pede que todos os usuários atualizem o aplicativo do serviço para a última versão disponível para Android e iOS, que incluem atualizações de segurança importantes.

Vulnerabilidade no Authy

A vulnerabilidade permitiu que os hackers consultassem, sem necessidade de autenticação, os números de telefone associados a contas Authy— o que possibilitou a coleta de 33 milhões de números de celulares de usuários do serviço.

-
CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.
-

Ao confirmar a exploração da falha de segurança pelos hackers, a Twillo informou que “não há evidências de que os agentes obtiveram acesso aos sistemas da Twilio ou a outros dados confidenciais”.

Apesar de as contas Authy não terem sido comprometidas diretamente, os números de telefone obtidos pelos hackers podem ser utilizados em ataques de phishing e smishing — o que exige atenção dos usuários.

Esses ataques consistem no envio de mensagens de texto fraudulentas que se passam por comunicações oficiais do Authy ou da Twilio, com o objetivo de enganar os usuários para obter informações pessoais ou credenciais de acesso.

Authy é um serviço de autenticação de dois fatores disponível para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Authy)
Authy é um serviço de autenticação de dois fatores disponível para Android e iOS (Imagem: Divulgação/Authy)

“Sabemos que a segurança dos nossos sistemas é uma parte importante para ganhar e manter a sua confiança. Pedimos sinceras desculpas por isso ter acontecido”, declarou a Twilio em nota oficial.

Além de atualizar os aplicativos, a Twilio recomenda que os usuários configurem suas contas para bloquear transferências de números sem fornecer uma senha e fiquem alertas para possíveis ataques de phishing por SMS que tentam roubar dados sensíveis.

Veja também como se proteger do golpe da portabilidade que pode ser explorado por criminosos a partir de números de telefone vazados.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech: