O que é um carro micro-híbrido?

O mundo dos carros eletrificados é composto por diversos tipos de motorização, cada um deles definido por uma sigla própria, como mostramos ao explicar o que são os carros BEVs, HEVs e PHEVs. Agora chegou a vez de uma nova sigla nessa “sopa de letrinhas”, e ela diz respeito aos carros micro-híbridos. Carros elétricos | Conheça os tipos de motores que eles usam A história dos carros elétricos é mais antiga do que você pensa Um carro micro-híbrido também é conhecido como MHEV. A nomenclatura teve origem no Departamento de Energia dos Estados Unidos e significa, em inglês, Mild Hybrid Electric Vehicle. Em meados de maio de 2024, a denominação também passou a ser adotada pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico. A intenção do órgão é dar uma dimensão mais apropriada à eletrificação presente nesse tipo de carro e mais fiel no que diz respeito à atuação do sistema híbrido na motorização desses veículos. Assim, ela irá diferenciar os MHEVs dos PHEVs e, principalmente, dos HEVs. -Feedly: assine nosso feed RSS e não perca nenhum conteúdo do Canaltech em seu agregador de notícias favorito.- Antes de explicar, efetivamente, o que é um carro micro-híbrido, vale uma ressalva: ele também pode ser chamado de híbrido leve, mas a inserção da nova nomenclatura surgiu para deixar mais claro o posicionamento de cada um na gama de modelos eletrificados disponíveis para o consumidor. Mercedes-Benz C300 é um micro-híbrido de extrema competência e qualidade (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech) O que é um carro micro-híbrido (MHEV) Um carro micro-híbrido é aquele cujo sistema elétrico não consegue tracionar as rodas sozinho. E o que isso significa, na prática? Em termos bem leigos, isso quer dizer que um carro micro-híbrido, ou híbrido leve, tem o motor elétrico atuando apenas para dar uma ajuda em ultrapassagens e retomadas. O motor elétrico de um MHEV auxilia na hora de dar a partida no propulsor a combustão, além de trabalhar como alternador e ter a função de carregar uma bateria auxiliar de 12 ou 48V. Por conta disso, o impacto na economia de combustível não chega a ser significativo, e os números ficam próximos dos modelos a combustão, especialmente os dotados de motores turbo. Kia Sportage é uma das opções de carro micro-híbrido à venda no Brasil (Imagem: Divulgação/Kia) Vale pontuar também que um carro micro-híbrido, por não ter o motor elétrico atuando sozinho para tracionar as rodas, não possui autonomia para rodar exclusivamente nesse modo. Por outro lado, como a bateria é pequena, não influencia tanto no peso final do veículo. Carro micro-híbrido no Brasil No Brasil, há uma boa gama de carros MHEVs no mercado: os principais exemplos de carros micro-híbridos são o Caoa Chery Tiggo 5X, o Kia Sportage, o Mercedes-Benz Classe C, o Land Rover Discovery e o Audi A3. A lista deve crescer com a chegada dos modelos Bio-Hybrid da Stellantis por aqui. E você, canaltecher: qual tipo de carro eletrificado se encaixa mais no seu perfil? Ou prefere não migrar para o segmento e continuar com os modelos a combustão? Deixe seu comentário em nossas redes sociais. Leia a matéria no Canaltech. Trending no Canaltech: X-Men confirmam por que sua missão final é deixar de existir As 50 piadas mais engraçadas do Google Assistente 8 IAs para criar animações YouTube libera controversa nova página de exibição para testes Samsung vaza "sem querer" Galaxy Watch FE em promoção do Galaxy S24 Os 20 melhores filmes de terror da nova geração

O que é um carro micro-híbrido?

O mundo dos carros eletrificados é composto por diversos tipos de motorização, cada um deles definido por uma sigla própria, como mostramos ao explicar o que são os carros BEVs, HEVs e PHEVs. Agora chegou a vez de uma nova sigla nessa “sopa de letrinhas”, e ela diz respeito aos carros micro-híbridos.

Um carro micro-híbrido também é conhecido como MHEV. A nomenclatura teve origem no Departamento de Energia dos Estados Unidos e significa, em inglês, Mild Hybrid Electric Vehicle. Em meados de maio de 2024, a denominação também passou a ser adotada pela ABVE, Associação Brasileira do Veículo Elétrico.

A intenção do órgão é dar uma dimensão mais apropriada à eletrificação presente nesse tipo de carro e mais fiel no que diz respeito à atuação do sistema híbrido na motorização desses veículos. Assim, ela irá diferenciar os MHEVs dos PHEVs e, principalmente, dos HEVs.

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Antes de explicar, efetivamente, o que é um carro micro-híbrido, vale uma ressalva: ele também pode ser chamado de híbrido leve, mas a inserção da nova nomenclatura surgiu para deixar mais claro o posicionamento de cada um na gama de modelos eletrificados disponíveis para o consumidor.

Mercedes-Benz C300 é um micro-híbrido de extrema competência e qualidade (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

O que é um carro micro-híbrido (MHEV)

Um carro micro-híbrido é aquele cujo sistema elétrico não consegue tracionar as rodas sozinho. E o que isso significa, na prática? Em termos bem leigos, isso quer dizer que um carro micro-híbrido, ou híbrido leve, tem o motor elétrico atuando apenas para dar uma ajuda em ultrapassagens e retomadas.

O motor elétrico de um MHEV auxilia na hora de dar a partida no propulsor a combustão, além de trabalhar como alternador e ter a função de carregar uma bateria auxiliar de 12 ou 48V.

Por conta disso, o impacto na economia de combustível não chega a ser significativo, e os números ficam próximos dos modelos a combustão, especialmente os dotados de motores turbo.

Kia Sportage é uma das opções de carro micro-híbrido à venda no Brasil (Imagem: Divulgação/Kia)

Vale pontuar também que um carro micro-híbrido, por não ter o motor elétrico atuando sozinho para tracionar as rodas, não possui autonomia para rodar exclusivamente nesse modo. Por outro lado, como a bateria é pequena, não influencia tanto no peso final do veículo.

Carro micro-híbrido no Brasil

No Brasil, há uma boa gama de carros MHEVs no mercado: os principais exemplos de carros micro-híbridos são o Caoa Chery Tiggo 5X, o Kia Sportage, o Mercedes-Benz Classe C, o Land Rover Discovery e o Audi A3. A lista deve crescer com a chegada dos modelos Bio-Hybrid da Stellantis por aqui.

E você, canaltecher: qual tipo de carro eletrificado se encaixa mais no seu perfil? Ou prefere não migrar para o segmento e continuar com os modelos a combustão? Deixe seu comentário em nossas redes sociais.

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